Voltar lista
Traduzir:
10 maio 2019

Daqui a 10 ou 15 anos cartão de crédito não vai mais existir, diz David Vélez, do Nubank

David Vélez não gosta de perder tempo, mas de controlá-lo.

fonte : Valor.com

David Vélez não gosta de perder tempo, mas de controlá-lo. Ele escolhe o restaurante Chez Oscar, perto do escritório do banco que fundou, o Nubank, para que possa ir caminhando sem arriscar no trânsito de São Paulo. Localizado no bairro de Cerqueira César, a casa de comida variada serve bufê, o que também agiliza o encontro. Aos 37 anos, Vélez e seu Nubank estão constantemente em listas de empresários e empresas mais inovadoras do país. No ano passado, a companhia estava entre as cem startups do ranking elaborado pela KPMG e H2 Ventures, e, neste ano, foi eleita pela revista americana “Fast Company” como a principal no segmento na América Latina.

Ele chega para este “À Mesa com o Valor” com um sorriso no rosto e pontualmente no horário combinado – o sorriso está sempre por ali. Coloca na mesa o celular, com a tela virada para baixo, para não ficar olhando mensagens durante a entrevista. O aparelho tem uma capa de guardar cartões, onde facilmente se nota o plástico roxo característico do Nubank em destaque. É um dos cinco bancos em que ele tem conta, já que precisa acompanhar a concorrência.

Na última vez em que falamos, Vélez tentava limar as reuniões de sua rotina diária. Precisava investir tempo no que só ele podia fazer, em vez de estar em reuniões que podiam ser tocadas por outras lideranças da empresa. Pergunto se tem tido sucesso. “Tenho conseguido”, diz. “Todos os dias tenho reuniões, mas também diariamente bloqueio espaços na agenda de pelo menos duas horas consecutivas para pensar.” Isso mesmo: para pensar. É nesse período de agenda bloqueada que David Vélez entra no estado de maior criatividade. “Reuniões são muito reativas, não são proativas. São táticas, e não estratégicas. Acho que estratégia é criada no momento da reflexão, em que você está conectando peças do quebra-cabeça.”

clique aqui para continuar lendo