Voltar lista
Traduzir:
11 abril 2019

O que se deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos

Quem opta pela energia solar fotovoltaica deve pensar em acoplar uma bateria para acumular a energia que não é usada.

Fonte: Portal Energias Renováveis

É difícil ter uma bateria extra no sistema de painéis solares fotovoltaicos?

Depende tudo do seu sistema de painéis solares. Há sistemas que permitem adicionar baterias para acumular a energia, outros não.

Se o sistema tiver sido planeado para juntar uma bateria para armazenamento de energia, significa que já tem um inversor, logo é fácil adicionar a bateria. Pois nesta situação é bastante simples de instalar a bateria, sem necessidade de recorrer a equipamento extra.

Agora, se o sistema não tiver sido planeado para adicionar baterias, a instalação das mesmas já será complicada. Neste cenário há duas opções: solução de acoplar corrente alternada ou substituir o inversor.

Soluções de corrente alternada

Se optar por acoplar a corrente alternada, a bateria é instalada com um inversor independente que está integrado no quadro elétrico da sua casa.

Se instalar a corrente alternada, pode manter o inversor existente no seu sistema solar fotovoltaico, poupando assim dinheiro. Também pode ser mais flexível quanto às dimensões da bateria.

Mas atenção que esta solução leva a perda de eficiência ao longo do tempo.

A maioria dos edifícios são alimentados por CA, mas o sistema de painel solar produz eletricidade em corrente contínua. Quando o inversor do sistema solar converte a energia de corrente continua em corrente alternada útil, há uma pequena quantidade de eletricidade que se perde no processo de conversão.

Esquema de ligação de baterias instaladas num sistema de painéis solares fotovoltaicos

Se instalar um sistema de substituição de bateria acoplado de corrente alternada, há que ter em conta passos adicionais na conversão. Como resultado estes sistemas são menos eficientes do que os sistemas com apenas um inversor.

Há baterias, como a Tesla Powerwall 2, que vêm com um inversor incorporado que pode ser instalado junto com o inversor solar fotovoltaico existente. Mas também é considerado uma solução acoplada de corrente alternada.

Substituição do inversor

Esta é a alternativa à corrente alternada. Instalar um inversor que seja compatível com a bateria. Estes devem ser substituídos a cada 10 anos (aproximadamente), por isso, se tiver um sistema de painéis solares com menos de 5 anos, pode pensar em trocar o inversor existente por um “todo em um” (como o inversor Pika Energy Islanding).

O principal beneficio de usar corrente contínua é que garante uma maior eficiência, e assim perderá menos energia produzida pelos seus painéis solares durante o processo de conversão.

Técnico de instalação de Sistemas Solares Fotovoltaicos

É certo que esta solução sairá mais cara. Substituir o inversor para juntar uma bateria pode levar a custos adicionais por mais cablagem e nova configuração.

Quais as baterias solares compatíveis com os seus painéis solares fotovoltaicos?

São poucas as exceções, mas a maioria das baterias solares para uso doméstico são compatíveis com vários sistemas de painéis solares existentes no mercado. A bateria por si escolhida, vai depender das suas necessidades para armazenar energia.

A maioria das baterias não permitem que desligue a sua casa da rede elétrica pública, por motivos de segurança. Simplesmente garantem espaço extra para armazenar eletricidade necessária para alimentar a sua casa durante dias em que esteja nublado, ou durante parte da noite.

Se realmente quiser ter energia sem estar ligado à rede elétrica pública, terá que ter uma grande capacidade de armazenamento de eletricidade, sendo uma solução demasiado dispendiosa atualmente.

Se o objetivo é apenas ter energia suficiente para quando há falhas de eletricidade, então uma bateria como a Sonnen Eco ou a Pika Energy Smart Harbor é suficiente.

Principais tipos de baterias compatíveis com sistemas solares fotovoltaicos